sábado, 12 de março de 2016

Esta imagem é da Agência Espacial Europeia (ESA) e mostra a Lagoa das Lágrimas, em São Miguel, nos Açores (Portugal).
O complexo vulcânico onde as lagoas se encontram chama-se Sete Cidades e inclui crateras, uma caldeira, cones vulcânicos e montes de lava.
A Lagoa das Sete Cidades tem dois lagos com características ecológicas diferentes que estão conectados por uma passagem. O lago norte chama-se “Lagoa Azul”, enquanto o lago sul recebeu o nome de “Lago Verde”.
Wikipedia
Esta diferença de cores é provocada por algas. Mas existe também uma lenda que tenta explicar o motivo. A história conta que um rei mantinha a sua filha em cativeiro para a proteger. Porém, um dia a menina fugiu e se apaixonou por um pastor. O rapaz decidiu pedir a jovem em casamento e, por isso, foi falar com o rei. O rei não concordou e os proibiu de ficarem juntos.
Wikimedia Commons
Como despedida, a princesa e o pastor se encontraram secretamente num local, onde os dois choraram até que as suas lágrimas preencheram o vale. O Lago Azul reflete essa cor porque os olhos do pastor eram azuis e a outra lagoa encheu-se com as lágrimas verdes dos olhos da princesa.
O interessante é que quando você chega no local, você não percebe de cara a diferença entre as cores. Você precisa estar no ângulo certo, para apreciar esta maravilha da natureza. Vale a pena uma visita.

0 comentários :

Postar um comentário